Sábado, 5 de Fevereiro de 2011

VISITA A XANGAI

VISITA A XANGAI 

 

 

 

 

1 – PREÂMBULO

Os dados constantes do texto que se segue, resultam de uma viagem turística com guia local.Também foram utilizadas outras fontes de informação complementares.

2 – CARACTERIZAÇÃO E ASPECTOS GERAIS

A cidade de Xangai localiza-se nas margens do Pacífico, na costa leste, perto da foz do rio Yang-Tsé. É atravessada pelo rio Huangpu, que divide a cidade em duas partes distintas: a velha Xangai, também chamada “The Bund” e a área nova, a moderna Xangai, chamada “Pudong”.

É nesta parte moderna que se situa o centro financeiro e comercial da cidade.

Tem um clima subtropical húmido e uma área de 6.340 km quadrados. A população está estimada em 20 milhões de habitantes. Tem uma forte densidade populacional: cerca de 3.000 habitantes por quilómetro quadrado. É considerada a maior cidade da China e, provavelmente, a mais rica e desenvolvida.

Xangai tem um dialecto próprio, o “xangainês”, diferente do mandarim e do cantonês. A cidade é muito recente, distando apenas 30 kilómetros do mar. É de origem piscatória e portuária.

A cidade começou a ganhar importância no século XIX, no final das “Guerras do Ópio”. Nessa altura, foram criadas concessões de diversos países, com portos francos, vigorando as leis de cada país.

Depois de 1949, quando foi criado o Partido Comunista e a República da China, Xangai retomou a sua importância económica. A história do seu desenvolvimento  explosivo é recente,  sobretudo a partir de finais do século XX.

2 – ASPECTOS SÓCIO-ECONÓMICOS

Como atrás se referiu, Xangai tem tido um contínuo desenvolvimento, mais acentuado na última década. Mantém ainda zonas de forte influência de americanos, de franceses e de ingleses.

Xangai é a capital económico-financeira da China, a capital dos negócios. Xangai é a cidade mais ocidentalizada da China. Por isso, é chamada de “Nova York chinesa” ou a “Nova York da Ásia”. No seu todo, constitui um grande centro cosmopolita, com prédios altíssimos, arquitectura urbana arrojada, inúmeros  e modernos centros comerciais.

O edifício mais alto de Xangai é um prédio de 400 metros de altura, com 101 andares. Em Xangai está ser construído o edifício mais alto do mundo, com 600 metros de altura e que se prevê ficar pronto dentro de pouco tempo.

O tráfego intenso evidencia uma fervilhante actividade . Há muito comércio, de toda a espécie,

imensa gente, de diversas origens, incluindo muitos imigrantes.

Segundo nos foi informado, pelo guia local, o nível de vida é caro. As casas e os hospitais são caríssimos. Por exemplo, uma casa sem tubagens, sem electricidade e sem pinturas, ronda os 30.000 yuans, por metro quadrado.

Xangai tem o 2º porto de carga ( contentores) do mundo , depois do de Singapura. Em 3º lugar está o de Hong Kong.

Relativamente à rede ferroviária, salienta-se o facto de já haver ligação por comboio magnético, que atinge os 400 quilómetros por hora.

Xangai tem 20 linhas de metropolitano em permanente funcionamento.

Apesar de na China prevalecer o Partido Socialista/Comunista, a economia é fortemente capitalista.

Em 2010, Xangai acolheu a Expo Mundial, que decorreu de Maio a Outubro, com o sugestivo tema, “better city, better life”. Nela, estiveram representados mais de 200 países, cidades e organizações internacionais.

A Expo 2010, em Xangai, foi a maior exposição universal de sempre. Foi também a mais concorrida, pois recebeu mais de 72 milhões de habitantes.

3 – ALGUNS LOCAIS DE INTERESSE TURÍSTICO

. Templo do Buda de Jade (séc. XIX)

. Templo dos Deuses da Cidade

. Templo Pagode Long Hua

. Jardim do Mandarim Yuan (séc. XVI)

. Museu de Arte de Xangai

. Centro histórico de Xangai, a velha Xangai, os bazares, jardins, palacetes e casas de chá do sé. XVI

 

 

G. Manangao

 

 

 

 

 

tags:
publicado por viajeiro às 00:03
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. ROTEIRO DE UMA VISITA AOS...

. FRANÇA, CROÁCIA, MONTENEG...

. VALÊNCIA "FALLERA"

. VISITA A BERLIM

. À Descoberta de Campo Mai...

. VISITA A HONG KONG

. VISITA A XANGAI

. VISITA A PEQUIM

. VISITA A MACAU

.arquivos

. Outubro 2016

. Dezembro 2013

. Abril 2013

. Dezembro 2011

. Setembro 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Novembro 2010

. Setembro 2010

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds