Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2011

VISITA A BERLIM

ILHA DOS MUSEUS

 

VISITA A BERLIM

 

1 – Dados gerais e caracterização

Berlim é a capital política e histórica da Alemanha desde 1871. Em termos de área, Berlim é sete vezes maior que Paris.
Depois de Londres e Paris, é a terceira cidade mais visitada da Europa.

A cidade é atravessada por vários canais e dois rios, o Havel e o Spee. Considera-se que foi no século XIII que teve início a cidade de Berlim, graças sobretudo aos rios e canais artificiais, que favoreciam o desenvolvimento do comércio, toda a espécie de trocas comerciais. Berlim foi e é um ponto de convergência entre vários países.

E no século XVII, a cidade  floresce. Os imperadores da dinastia de Friederick foram grandes mecenas da cidade, tendo patrocinado a construção e
manutenção de vários palácios.

Fazendo uma visita panorâmica, Berlim surpreende-nos por ter muitas zonas verdes dentro da própria cidade, com vários lagos e parques públicos. Um terço da área de Berlim, está ocupado por árvores. Há 450.000 árvores, devidamente numeradas e identificadas. Todas as principais ruas estão arborizadas.

 Algumas zonas, que foram bombardeadas na última grande guerra, estão completamente renovadas e as ruas são agora largas e muito movimentadas.

A cidade está muito cicatrizada por diversos episódios de guerras. Há, ainda, nalguns sítios , edifícios e monumentos com marcas visíveis dos danos da guerra, apesar de estarem reconstruídos com o traço original. Em resultado do desenvolvimento urbano,  há uma mistura de edifícios modernos com
edifícios antigos.

Berlim é também importante capital das artes e cultura, não só da Alemanha, como também da Europa e do mundo. Tem cerca de 160 museus, à disposição do povo e dos turistas.

Há quatro universidades estatais com uma população de 150.000 universitários. Tem 68 hospitais e várias empresas farmacêuticas.

Há 150 quilómetros de rede de metropolitano, tendo sido construída em 1902 a primeira linha de metro.

Em Berlim, multifacetada e densamente povoada, vivem comunidades estrangeiras de 199 países diferentes. Um quarto da sua população, é emigrante, sendo os turcos os que constituem o maior grupo de emigrantes residentes. No entanto, há 13% de taxa de desemprego.
Porém, o governo paga muitos subsídios, em especial, aos carenciados e aos desempregados.

Numa área de 900 quilómetros quadrados, vive uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes.

Berlim é uma grande metrópole.
Vive muito da indústria automóvel, do comércio e turismo, sobretudo depois da queda do “Muro de Berlim”, ocorrida em 1989.

Na conjuntura actual, ligada à União Europeia, Berlim assume-se como o centro da Europa.

 

2 – Locais de Interesse Turístico

 

As referências a sítios turísticos que a seguir se apresentam são apenas algumas sugestões de visitas que se podem fazer dentro da
cidade e arredores, do muito que há para ver e explorar em Berlim. A informação essencial foi recolhida localmente.

. Centro histórico, contendo igrejas, a estátua equestre de Frederico II, a Ópera, a Universidade, etc.

. Praça Sony, que funciona como o moderno centro da cidade. Foi construída há cerca de uma década, com sete edifícios adjacentes.
É um ponto de encontro,  onde se trabalha, come e convive.

. Praça do Teatro, que também é zona nova. É outro centro de trabalho, lazer e jogos. Esta praça tem quatro pisos abaixo do solo.

. Porta de Bradenburg, construída em 1791, segundo o modelo da Acrópole grega, em Atenas. Foi ampliada no século XIX. Situa-se na
parte oriental de Berlim.

É  um símbolo de vitória e chegou a ser atravessada por Napoleão.

. Memorial do Holocausto, em homenagem aos judeus mortos na 2ª Grande Guerra. Foi iniciada a sua construção  em 2001 e terminada em 2005.

. Edifício do Reichstag. É o Parlamento alemão. Foi construído em 1894 e situa-se na parte ocidental da cidade.

. Alexander Platz, outra importante praça.

 “Unter Denlinden”, a avenida das Tílias, que foi traçada por Frederico Guilherme em 1647. Está ladeada de belos edifícios e monumentos dos séculos XVII, XVIII E XIX. Situa-se perto da Porta de Bradenburg.

. Palácio de Verão da Princesa Charlotte, de estilo barroco.

. Ilha dos Museus, (imagem inicial), situada num canal, nos afluentes do rio Soree. Contém seis museus, com destaque para o Museu de Pérgamo, o Museu Egípcio e o Museu Islâmico. Esta zona dos museus apresenta uma arquitectura neoclássica do século XIX.

. “Muro de Berlim”(vestígios do muro original e museu aberto). Foi construído em 1961, porque 3 milhões de pessoas jovens já tinham saído da parte oriental. Quando foi construído, o muro tinha uma extensão de 150 quilómetros, dividindo terrenos e canais. Tinha uma altura de 3,60 metros. Actualmente, há uma exposição fotográfica na rua, sobre a realidade de então, que dividia pessoas da parte oriental da parte ocidental.
Devido ao facto de ter existido este muro, encontram-se edifícios em duplicado..Porexemplo, há 2 Bibliotecas, 2 Zoos…

. Campo de Concentração de Sachsenhausen, situado nos arredores de Berlim. Foi o primeiro campo de concentração para trabalhos forçados. Foi construído pelos nazis, com mão de obra de prisioneiros,  e mais tarde utilizado pelos soviéticos. Funcionou desde 1933 até 1950. Por ele, passaram negros, romenos, judeus, entre outros.

. “Check Point Charlie”. Era o local, perto do Muro, que identificava pessoas que podiam passar da parte oriental para a parte ocidental da cidade.

. Bairro Turco e mesquita. O “Istambul Pequeno” foi concebido pelo arquitecto português Siza Vieira.

. Zona Judaica e sinagoga

. Catedral Luterana, situada no centro histórico.    

 

Boa viagem!   

 

G.Manangao

tags:
publicado por viajeiro às 22:57
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Albertina Vaz a 23 de Maio de 2013 às 11:44
Hoje consegui vir aqui e fiquei agradavelmente surpreendida: quanta produção literária! Excelente Graciete! Gostei sobretudo porque é um arquivo muito pormenorizado das viagens que vamos fazendo e que partilhamos com muito prazer. Quando quiser fotografias disponha. Parabens!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. ROTEIRO DE UMA VISITA AOS...

. FRANÇA, CROÁCIA, MONTENEG...

. VALÊNCIA "FALLERA"

. VISITA A BERLIM

. À Descoberta de Campo Mai...

. VISITA A HONG KONG

. VISITA A XANGAI

. VISITA A PEQUIM

. VISITA A MACAU

.arquivos

. Outubro 2016

. Dezembro 2013

. Abril 2013

. Dezembro 2011

. Setembro 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Novembro 2010

. Setembro 2010

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds